Notícias

Funceme participa de conferência europeia de radares

Funceme participa de conferência europeia de radares

Pesquisador Arthur Costa apresentará na Turquia painel com dados do Radar Meteorológico de Quixeramobim

Um dos mais importantes eventos internacionais sobre radares meteorológicos, o European Conference on Radar in Meteorology (ERAD), terá, neste ano, a participação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O pesquisador Arthur Costa irá apresentar um dos painéis do evento que acontece entre os dias 10 e 14 de outubro, na cidade de Antália, na Turquia.

“É muito positivo participar de um evento tão grande, pois estarei em contato com as tecnologias e softwares mais atuais, onde poderemos conhecer novas técnicas e planejar parcerias futuras, visando otimizar os produtos gerados pelo Radar Banda S da Funceme, instalado em Quixeramobim”, destaca Costa. Na viagem, o pesquisador da Funceme também participará da tutoria de um curso sobre software livre em radares, no dia 9 de outubro.

Na ERAD, ele vai apresentar o painel intitulado “Caracterização dos Sistemas de Precipitação sobre o Ceará durante a Quadra Chuvosa”, resultado da análise de imagens do Radar Meteorológico de Quixeramobim nos anos de 2014 e 2015. O Radar banda S da Fucneme foi inaugurado em novembro de 2011 e é uma importante ferramenta no monitoramento e previsão meteorológica da instituição desde a quadra chuvosa de 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
6 de outubro de 2016