Detran-CE divulga balanço, realizações nos últimos anos e próximas entregas para a sociedade

Texto Joseane Oliveira

Foto José Maria Melo
Após 8 anos à frente da Superintendência do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e tendo iniciado sua trajetória no órgão através da Procuradoria Jurídica, o advogado Igor Ponte encerra sua gestão nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, para assumir a presidência do Metrofor, a convite do Governador Camilo Santana.
Se considerar apenas o tempo, Igor já foi o superintendente que esteve mais tempo no comando do Detran-CE desde a sua fundação e termina o período com uma importante conquista: reduziu em 50,6% o índice de fatalidade nas rodovias estaduais, superando a meta da ONU para a Década de Segurança Viária (2011 a 2020). Este resultado é fruto de um trabalho contínuo nos últimos anos com investimentos em sinalização, fiscalização, educação de trânsito e programas sociais como CNH Popular, CNH Estudantil e CNH do Agricultor Familiar.
Na gestão administrativa e financeira, Igor Ponte destacou-se pelo superavit apresentado em todos os anos, chegando a 2020 com 365 milhões, demonstrando uma melhoria contínua na receita do órgão, o que permite que a verba seja reinvestida, através do Tesouro Estadual, em obras de mobilidade, construção e duplicação de rodovias, sinalização e educação. Um exemplo disso foi o Programa Sinalize que, em 2018, atendeu os 184 municípios cerenses, fazendo requalificação, conservação e recuperação de vias de trânsito urbanos e rodoviárias, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres.

Foto Romário Pinheiro
Entre as principais realizações está a melhoria no acesso e na qualidade dos serviços ofertados pelo Departamento à população que, através de um projeto contínuo de descentralização, atualmente, está presente em 118 municípios cearenses, através de 15 sedes regionais e 128 postos de atendimento, sendo 22 na Capital e Região Metropolitana. Isso inclui a ideia de levar o serviço do Detran para os centros comerciais, oferecendo mais comodidade e praticidade aos usuários. Grandes shoppings como Rio Mar Fortaleza, Shopping Iguatemi e North Shopping Maracanaú possuem unidades do Detran com todos os serviços desde renovação de CNH a vistoria veicular. E o projeto segue em expansão com inauguração prevista para fevereiro de mais um posto do Detran, desta vez, em Pacajus, no Viramar Shopping, além de mais uma unidade de atendimento em Fortaleza, que estará localizada no Shopping Benfica.
A expansão iniciada em 2020 com a construção das sedes regionais nos municípios de Brejo Santo e Icó, além da reforma e ampliação dos postos de Redenção e Jaguaribe, deve se consolidar em 2021. No mesmo ano, também devem ser entregues os terminais rodoviários de Granja, Icó, Itarema e Senador Pompeu.

Foto Romário Pinheiro
Outro fator de mudança no Detran-CE muito perceptível para a população foi a modernização tecnológica dos serviços e do atendimento, através de sistemas de informação e projetos como digitalização dos documentos, serviços online e agendamento. Com investimento e um time forte, o Detran do Ceará é reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pela Associação Nacional dos Detrans (AND) com um dos melhores do país, tendo sido pioneiro na implantação de documentos digitais como CNH, CRLV e, mais recentemente, o Documento de Transferência Digital (ATPV-e), além de ter implementado com sucesso e sem rupturas as mudanças exigidas pela legislação federal como a Placa Padrão Mercosul.
Para oferecer mais serviços, seria necessário também a nomeação de mais servidores e, após quase 29 anos sem concurso público próprio, o superintendente Igor Ponte empossou, em 2018, mais de 360 servidores que foram capacitados e estão reforçando as equipes em diferentes áreas. A capacitação tem sido um grande diferencial do Detran-CE que, desde a fundação da sua Escola de Educação para o Trânsito, em 2010, formou milhares de agentes de trânsito, inclusive municipais, servidores públicos, professores, além de atender crianças e jovens na faixa etária entre 6 e 16 anos.

Foto Governo do Estado do Ceará
Em mobilidade, projetos como Bilhete Único Metropolitano de Fortaleza, do Cariri e o Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência foram implantados e coordenados pelo Detran-CE no período em que órgão também foi responsável diretamente pela gestão do transporte intermunicipal de passageiros.
O novo superintendente, Maximiliano Pedrosa, terá o desafio de seguir ampliando o atendimento ao cidadão e adequando o órgão às constantes mudanças decorrentes da tecnologia e da legislação de trânsito. Com sua experiência na gestão pública onde esteve, mais recentemente, a frente das Centrais de Abastecimento (CEASA/CE), deverá seguir adiante, trazendo mais e mais conquistas para o Detran-CE.