Lista de Notícias

Escola de Educação para o Trânsito do Detran capacita mais de 300 agentes penitenciários

Escola de Educação para o Trânsito do Detran capacita mais de 300 agentes penitenciários

 

A Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE certificou mais uma turma do Curso de Condutores de Veículos de Emergência, formada exclusivamente por agentes penitenciários da SAP – Secretaria de Administração Penitenciáriana ultima sexta-feira. O treinamento, iniciado em junho de 2019, completou a marca de 305 agentes certificados, finalizando a sua décima terceira turma.

 

Fruto de uma parceria pioneira entre a Secretaria de Administração Penitenciária e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE), o curso oferece em 50 horas-aulas, com teoria e prática, a oportunidades de reciclar alguns conhecimentos sobre legislação de trânsito, respeito ao meio ambiente, primeiros socorros, convívio social, relacionamento interpessoal e direção defensiva.

 

 

A oradora desta turma, Gleiciane Sousa, falou da importância da formação no desempenho das suas atividades e agradeceu, em nome dos colegas, pela oportunidade de aprendizado. Gleiciane, que está no sistema penitenciário há 6 anos e atualmente desempenha seu trabalho em Guaraciaba do Norte, deixou seu recado: “Desejo sucesso a todos nós nessa jornada, para que possamos honrar o compromisso que assumimos com o serviço público e com a sociedade.”

 

O superintendente adjunto do Detran-CE, Pablo Ximenes, saudou a mesa na figura da coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária Maria Tereza Castro e parabenizou toda a turma citando o exemplo da agente penitenciária Gleiciane, ressaltando a importância do protagonismo feminino em todas as instituições. Ele também ressaltou que a parceria com a SAP é mais uma forma de ampliar os serviços prestados pela escola de trânsito. “Estamos à disposição para desempenhar o nosso papel e auxiliar não apenas servidores do estado, mas também toda a sociedade. Além disso, conhecimento é uma troca e nós, do Detran, também aprendemos muito com vocês”, concluiu.

 

 

O Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna Maiquel Mendes falou da honra em ter seus servidores formados pelo Detran e do quanto as ocorrências e acidentes envolvendo viaturas do sistema penitenciário caíram desde que os treinamentos foram iniciados. “Nós buscamos parceiros para melhorar o nosso trabalho a cada dia e o Detran tem sido um grande exemplo para nós, pois eles praticam aquilo que pregamos aqui: serviço público com qualidade.” Maiquel parabenizou a turma, agradeceu pela dedicação de todos e reforçou a importância das atividades que eles desempenham. “Ao contrário do que muitos pensam um agente penitenciário não apenas abre e fecha cadeados, ele precisa ter várias habilidades para atuar em diferentes áreas. É um desafio diário e nós faremos sempre o possível para melhorar as condições de trabalho para que atuem com qualidade”, finaliza.

 

 

Outras Turmas

 

Além de turmas exclusivas para a SAP, o Curso de Condutores de Veículos de Emergência também já foi realizado para alunos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, para alunos do Exército Brasileiro e para agentes de trânsito de Departamentos Municipais (DEMUTRANS) das cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Horizonte e Morada Nova. Na próxima segunda-feira, dia 09 de março, serão realizadas duas turmas simultaneamente para agentes de trânsito de Tianguá, Carnaubal e São Benedito, além dos agentes de trânsito do Detran-CE na região.