Detran-CE realiza ações alusivas ao Maio Amarelo em Icó e Brejo Santo


O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou uma série de ações educativas nos municípios de Icó e Brejo Santo, localizados respectivamente a 359 km e 498 km de Fortaleza. As atividades ocorreram entre os dias 14 e 15 de maio e fazem parte da campanha Maio Amarelo, que este ano traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.
Em Icó, o órgão participou do Iº Simpósio de Trânsito, Saúde e Educação, que promoveu a integração entre diversas instituições e autarquias da região. Na ocasião, o Detran-CE ministrou uma palestra sobre Educação de Trânsito para 160 pessoas — entre profissionais do setor, professores e universitários —, compartilhando experiências e ações de sucesso na promoção da conscientização viária em todo o estado.

Já em Brejo Santo, foram realizadas diversas atividades lúdicas em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), beneficiando 630 pessoas. No período da manhã, funcionários de uma fábrica de calçados assistiram a uma palestra sobre habilitação, direção defensiva e os perigos da associação de álcool e direção. A programação contou com dinâmicas práticas, utilizando etilômetro (bafômetro) e óculos que simulam o estado de embriaguez. Em ambos os municípios, também houve a distribuição de antenas corta-pipa para mototaxistas, que participaram de rodas de conversa sobre segurança viária.
O superintendente do Detran-CE, Luciano Feijão, destaca que o órgão tem atuado de forma intensa durante o Maio Amarelo para conscientizar a população. “Nosso compromisso é envolver os cidadãos em atividades educativas e práticas para que possamos fortalecer a cultura de um trânsito pacífico e saudável no nosso estado”, afirmou.
Mais ações
Ao longo de todo o mês, o Detran-CE seguirá intensificando suas atividades em pontos estratégicos, como praças, praias, terminais rodoviários, empresas e instituições de ensino. O objetivo é engajar a sociedade para garantir um trânsito mais seguro e consciente para todos os cearenses.