Lista de Notícias

Detran-CE conclui curso de Psicologia no Trânsito para servidores do órgão

Detran-CE conclui curso de Psicologia no Trânsito para servidores do órgão

Por Ascom | Detran-CE

1ª turma contou com 20 alunos, que participaram de
diversas dinâmicas e atividades voltadas para o tema

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por meio do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito, finalizou, na última sexta-feira (10), o curso pioneiro no Brasil sobre Psicologia no Trânsito, para servidores do órgão. A iniciativa teve uma carga horária de 40 horas e o objetivo de conscientizar e informar sobre os indicadores comportamentais dos diversos papéis desempenhados pela sociedade, com base em pesquisas e avaliações dos fenômenos psicológicos.

O curso contou com a participação de 20 pessoas, que estudaram os tipos de comportamentos, tomadas de decisões, emoções e os processos psicológicos associados ao trânsito, considerando os contextos e os lugares onde ocorrem, visando um melhor desempenho para todos que compõem o trânsito.

O gerente do Núcleo de Formação e Capacitação do Detran-CE, Patrick Reis, considera que “o curso está sendo desenvolvido neste contexto atual que estamos passando, onde 90% dos sinistros de trânsito são causados por erro humano, e não sabemos ainda o reflexo da pandemia no comportamento dos condutores profissionais e particulares, sendo necessária uma análise mais apurada para compreendermos e traçarmos estratégias eficientes, a fim de reduzir estes acidentes”.

A capacitação também tem o intuito de conscientizar e otimizar a dinâmica do trânsito, reduzindo os transtornos encontrados nas relações interpessoais nas vias do estado, sendo o Detran-CE o responsável por uma compreensão maior do comportamento dos condutores diante de situações de grande estresse, com agentes preparados para lidar com tensões e conflitos.