Lista de Notícias

Detran-CE realiza solenidade virtual de formatura para agentes de trânsito de municípios

Detran-CE realiza solenidade virtual de formatura para agentes de trânsito de municípios

Por Aline Norões | ASCOM – Detran-CE

 

Ao todo, 44 servidores foram capacitados através do Sistema de Ensino à distância (EAD)

 

 

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nesta quarta-feira, 31, a solenidade de conclusão do curso de formação de agentes dos Departamentos Municipais de Trânsito (Demutrans). A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do Detran-CE.

 

Ao todo, 44 agentes de seis municípios (Fortaleza, Paracuru, Itaitinga, Orós, Aiuaba e Limoeiro do Norte) concluíram o curso, que ocorreu inicialmente de forma presencial e, em seguida, por meio do Sistema de Ensino à Distância (EAD) até a sua conclusão.

 

Durante a capacitação, que teve duração de 200 horas, foram abordadas todas as disciplinas inerentes ao agente de trânsito, desde: legislação, psicologia, linguística, comunicação, aspectos legais do direito penal e administrativo, além da engenharia de trânsito e o papel do educador no trânsito.

 

O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, abriu a solenidade e considerou a formação dos agentes como fundamental para a garantia da boa prestação do serviço público à população.

 

“O investimento na área da educação para o trânsito deve ser constante, assim como a qualificação destes agentes, que foram preparados para proteger, servir, cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito em nosso Estado. Esta atividade de fiscalização, exercida por estes profissionais, virá a somar na garantia de um trânsito seguro e consciente em seus municípios. A educação no trânsito é a principal ferramenta para prevenir e combater acidentes. É isso que estamos levando, de fato, para a população”, disse o gestor do Detran-CE.

 

O curso teve início no dia 2 de março de 2020, tendo sido suspenso no dia 16 de março do mesmo ano, por conta do contexto pandêmico, sendo retomado de forma remota no início de março de 2021.

 

Para o diretor da Escola de Trânsito do Detran-CE, Ubiratan Teixeira, “o curso é o primeiro contato dos agentes com a legislação, regramentos, vivência na rua e princípios que trarão aspectos essenciais para a ambiência de trânsito, além da possibilidade destes municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), garantindo um agente de trânsito capacitado, preparado e ordeiro“.

 

Também participaram da solenidade o prefeito de Itaitinga, Paulo César Feitosa; o prefeito de Aiuaba, Ramilson Moraes; o secretário da segurança de Itaitinga, Deladier Feitosa; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), Luís Pimentel; e o superintendente adjunto da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Disraeli Brasil.