Lista de Notícias

Detran-CE inicia testagem de servidores e colaboradores

Detran-CE inicia testagem de servidores e colaboradores
Texto Joseane Oliveira

Foto Romário Pinheiro

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará iniciou nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) a testagem de servidores e colaboradores para diagnóstico do novo Coronavírus.

 

A iniciativa conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará que disponibilizou mão de obra qualificada para realizações dos testes rápidos em sua unidade operacional localizada próxima à sede do Detran, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

 

Na primeira fase, serão realizados cerca de 700 testes rápidos, sendo 50 por dia. A aplicação dos testes ocorre com dia e horário marcados para garantir o distanciamento social mínimo entre as pessoas. Os servidores e colaboradores devem ficar atentos e respeitar o agendamento estabelecido pelo NUAP – Núcleo de Apoio Logístico. O resultado é informado 15 minutos após a realização do teste.

 

O teste rápido para a covid-19 é feito com a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo e colocada em uma placa com reagente que, após 15 minutos, identifica se há ou não presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2. O teste rápido não identifica, no entanto, se a infecção pelo vírus que levou à produção de anticorpos é recente ou antiga. Por isso, se o resultado do teste rápido for positivo, o trabalhador será colocado em quarentena e encaminhado para a realização do teste RT-PCR, que detecta o RNA do SARS-CoV-2 na amostra de secreção retirada da nasofaringe e indica infecção recente.

 

 

Foto Romário Pinheiro

 

 

A ação também faz parte das iniciativas para o retorno gradual e responsável das atividades presenciais, além das medidas já tomadas como distribuição de equipamentos de proteção individual (máscaras e face shield), álcool em gel e higienização das instalações e viaturas.

 

Inicialmente, os gerentes e diretores do órgão estão indicando os servidores e colaboradores de suas equipes que devem ter prioridade na realização dos primeiros testes, embora a intenção é que todos sejam testados ao longo das próximas semanas, na capital e no interior.