Escola de Educação para o Trânsito do Ceará realiza capacitação inédita para agentes penitenciários

De 24 de junho a 01 de julho, 25 agentes penitenciários participam de treinamento para condução de veículos de emergência. O curso é uma parceria pioneira entre a Secretaria de Administração Penitenciária e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará -Detran-CE.
Em 50 horas-aulas, com teoria e prática, os agentes terão a oportunidades de reciclar alguns conhecimentos sobre legislação de trânsito, respeito ao meio ambiente, primeiros socorros, convívio social, relacionamento interpessoal e direção defensiva. Segundo o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna Maiquel Mendes a iniciativa faz parte de um projeto de melhoria das condições de trabalho dos agentes que, além do treinamento, também receberam novas viaturas recentemente para realização das atividades de escolta e socorro de emergência de presos. “Aumentamos a nossa frota e queremos valorizar o trabalho do nosso pessoal, para que eles executem suas tarefas em segurança, prevenindo acidentes, conservando o patrimônio público e usufruindo das ferramentas de trabalho com eficiência, por isso, procuramos o Detran-CE e fomos muito bem atendidos quando apresentamos a demanda. O curso foi criado especificamente para atender a nossa necessidade e estamos satisfeitos com essa primeira turma em formação”, enfatizou o secretário.
Para o Superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, a parceria é mais uma forma de ampliar os serviços prestados pela escola de trânsito, não apenas para o Governo do Estado, mas também para toda a sociedade que é beneficiada com agentes públicos cada vez mais capacitados. “Planejar e executar um curso específico para determinado público é sempre um desafio prazeroso para nós. Neste caso, é também uma oportunidade de fazer parte de um trabalho importante que está sendo construído e que, certamente, trará ainda muitos frutos para a segurança do estado.” Atualmente, os agentes penitenciários realizam o transporte diário de 100 a 120 presos por dia, em todo o estado do Ceará, para realização de audiências judiciais, transferências entre unidades prisionais e atendimentos médicos. O Ceará possui 35 unidades prisionais e uma população carcerária de aproximadamente 25 mil presos.