Greve de servidores do DETRAN chega ao fim com reposição dos dias parados
Após quase trinta dias de paralisação, chegou ao fim, na tarde de hoje, dia 13, a greve dos servidores do DETRAN-CE, a qual já havia sido decretada ilegal desde o dia 30 de outubro em liminar concedida pelo desembargador Francisco Bezerra Cavalcante e confirmada por unanimidade pelos desembargadores da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, após recurso do sindicato.
A decisão de encerrar o movimento grevista foi tomada pelos servidores em assembleia após a categoria selar o compromisso com a direção do DETRAN-CE de reposição dos dias de paralisação que serão remunerados através de folha de pagamento suplementar, sob a condição da efetiva reposição das mais de 150 horas não trabalhadas.
O acordo foi fruto de reunião intermediada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, e pelo Líder do Governo, deputado José Sarto. Em contrapartida, a direção do DETRAN-CE comprometeu-se em receber a categoria para ouvir suas demandas, em reunião prevista para fevereiro de 2014, com a condição de que os serviços do órgão estejam integralmente em dia e superados todos os prejuízos trazidos pela greve à população.
Contudo, as multas por desrespeito à decisão do Tribunal de Justiça da ilegalidade da greve continuam mantidas e não entraram na acordo por se tratar de uma matéria que só pode ser discutida judicialmente. Ao fim do dia, a Direção do DETRAN-CE novamente reuniu-se com representantes do Sindicato, que se comprometeu em entregar segunda-feira (dia 18) a relação com nomes e assinaturas dos servidores que optarem pelo trabalho em hora extraordinária ao invés do desconto dos dias parados. A Direção do DETRAN de imediato reuniu-se para formatar um plano de recuperação dos prejuízos causados pela greve.
ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br