Lista de Notícias

Professores estaduais do projeto Vida no Trânsito visitam escola de educação do DETRAN

Professores estaduais do projeto Vida no Trânsito visitam escola de educação do DETRAN

 visita professores estaduais escolinhaO DETRAN-CE recebeu nesta quinta-feira (29) a visita de 40 professores de escolas públicas estaduais, sediadas em Fortaleza, para conhecer o funcionamento da Escola de Educação para o Trânsito, na sede do Órgão, no bairro Maraponga. A atividade integra o programa de capacitação Vida no Trânsito, executado pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado e o DETRAN-CE. O projeto consta de informações sobre os deveres de cada um dos atores do trânsito nas cidades , condutor, passageiro e pedestre , para quetodos se respeitem e vivam em paz na via pública.

Os 40 professores, que representam igual número de escolas públicas estaduais, instaladas na periferia da capital cearense, fazem parte da primeira turma do programa Vida no Trânsito, cujas atividades são financiadas pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 500 mil. Nesta semana, receberam treinamento durante três dias em um hotel da Beira-Mar. A meta é treinar um representante de todas as 176 escolas estaduais em atividade em Fortaleza. A capacitação tem a duração de 12 meses, envolvendo também o acompanhamento dos professores na tarefa de multiplicação entre os colegas e os alunos da sua respectiva escola. Em fevereiro de 2014, haverá seminário em que as primeiras experiências do projeto serão relatadas.

O programa Vida no Trânsito foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante assembleia geral realizada em Moscou, em que o Brasil foi representado. A sua meta é reduzir em 50% o número de vítimas e de acidentes no trânsito em todo o mundo, no período de 10 anos, até 2010. O Ministério das Cidades, em parceria com os Ministérios da Educação, dos Transportes e da Casa Civil, está desenvolvendo ações em todo o País. Inicialmente, foram escolhidas cinco capitais para executar o projeto piloto, Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Em 2013, Fortaleza foi incluída no programa.

Na Escola de Educação para o Trânsito do DETRAN-CE, os professores conheceram todo o processo de atividades no seu cotidiano: 80 alunos de escolas públicas e privadas aprendem brincando as leis do trânsito, durante duas horas de palestra e recreação, dirigindo miniveículos, movidos a bateria, e acompanhados por monitores, em uma autopista, com sinalização vertical e horizontal, inclusive semáforos funcionando e a via férrea.

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85)3101.5813 e 3101.5819