Lista de Notícias

Gestores e Servidores Públicos podem Participar do Seminário Governo Eletrônico

A 11ª edição do Seminário Governo Eletrônico (e-Gov) ocorrerá nos próximos dias 27 e 28, no auditório B do Centro de Convenções do Ceará, das 8h30min às 17h30min. O evento é destinado a gestores de TIC dos governos federal, estadual e municipal, prefeitos, secretários municipais das áreas de Ciência e Tecnologia, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e Ação Social, além de servidores públicos.

Também podem participar coordenadores de projetos de inclusão digital, telecentros, centros de inclusão digital, infocentros e de associações que promovam o uso das tecnologias da informação e da internet pela população, especialistas, fornecedores, pesquisadores, procuradores públicos, lideranças e interessados em geral. O acesso de gestores e servidores públicos é liberado mediante apresentação de cartão eletrônico (passaporte), obtido com os patrocinadores do evento. A inscrição pode ser feita no seguinte endereço eletrônico: https://www.infobrasil.inf.br/pagina/xi-seminario-e-gov

O seminário integra a programação do InfoBrasil 2011, evento de tecnologia da informação e telecomunicações do Norte e Nordeste, que será realizado no Centro de Convenções do Ceará, de 26 a 29 de abril próximo. Neste ano, os temas principais a serem debatidos são Segurança, educação, saúde e inclusão digital.

O tema sobre Tecnologia da Informação aplicada à Segurança do Cidadão contará com a exposição dos seguintes convidados: o coordenador de TIC da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Einstein Lemos, Coordenador de de TI da SSPDS, Ivan de Oliveira, Coordenador de gestão da TI da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), que abordarão sobre  o tema “Tecnologia Aplicada nos Programas de Segurança Pública”; coronel Luiz Rogério Castelo Branco, da Prefeitura de Maracanaú, sobre “Automação no monitoramento das vias públicas”;

O tema terá também palestras de Vasco Furtado sobre o tema “Wikicrime: a informação controlada pelo cidadão”; Leandro Nissoli sobre “Ética e boas práticas na Internet”; Thiago Tavares e Rodrigo Nejm, da Safernet, sobre “Perigos na Internet e vulnerabilidades de pais, crianças e adolescentes internautas”; e Wagner Alencar, sobre “Como proteger sua marca das violações e ataques”

O tema sobre TI aplicada à educação de Ruth Cavalcante, especialista em Cultura Biocêntrica, que abordará sobre Cultura Biocêntrica; Edgar Linhares, presidente do Conselho Estadual de Educação, sobre “Gestão Democrática na Escola”; Mauro Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual; além de representante da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e MEC.

Também abordarão sobre educação são os seguintes palestrantes: Lúcia Helena Grangeiro, representante da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no Comitê da Paz, sobre o programa “Geração da Paz”; Mafoane Odara, coordenadora do programa “Geração Muda Mundo”; e Ana Norões, diretora-presidenta do projeto Teia da Vida sobre  “Os Novos Saberes e a Arte do Ser” .

A temática sobre TI aplicada à saúde contará com os seguintes convidados:  Odorico Monteiro, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; Augusto César Gadelha, Diretor de Tecnologia da Datasus; Arruda Bastos, Secretário de Saúde do Estado, que falarão sobre novas políticas de gestão tecnológica, infraestrutura na rede de serviços da saúde e sistematização e disseminação de informações.

No painel sobre TI e aplicada à inclusão digital, os temas a serem abordados serão os seguintes: Políticas de Telecom para o Brasil 2020, Pólo Tecnológico de Fortaleza, Melhor Qualidade de Internet nas Áreas Rurais e a Banda Larga no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3275-2033.